terça-feira, 13 de setembro de 2011

Falta de água pode simular sintomas de doenças na terceira idade


Na terceira idade é mais comum serem desenvolvidas algumas doenças como a Doença de Parkinson e o câncer. Porém, várias vezes, alguns sintomas são consequências da falta de água no organismo. As falhas na memória, desequilíbrio ou alguns distúrbios neuropsiquiátricos são alguns dos sinais. A importância de os familiares estarem atentos aos hábitos dos idosos, já que eles se desidratam com rapidez e terem, entre outras causas, uma menor reserva hídrica.

A médica do Departamento de Medicina Preventiva da Cooperativa, Raquel Chagas, explica um dos motivos: “Os idosos não sentem sede. Temos uma espécie de sensor no cérebro que avisa quando o nosso corpo precisa ingerir líquido. Esse sensor diminui sua atividade após certa idade, o que faz, às vezes, a pessoa não sentir vontade de ingerir água ao longo de todo o dia.” O papel da família, portanto, é auxiliar oferecendo água e lembrando da importância para o parente. Também é importante o acompanhamento em sua alimentação e ingestão de líquidos. A quantidade necessária para cada pessoa deve ser indicada por um médico.

Manter o corpo sem reposição pode causar confusão mental, perda de memória, queda de pressão arterial, aumento dos batimentos cardíacos e angina. Por isso, é importante o cuidado das pessoas mais próximas. Deve-se, desde cedo, criar o costume de ingerir quantidades adequadas de água diariamente, para evitar possíveis erros de diagnóstico. A boa notícia é dada pela médica: “Esses sintomas se manifestam quando a pessoa está desidratada. No momento em que o nível líquido volta ao normal, os esquecimentos, dores e outros sintomas param de existir”.


Fonte: Unimed Grande Florianópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário